diário nos bairros

Buraqueira e falta de sinalização atrapalham moradores do Campestre do Menino Deus

Da Redação*

Foto: Natália Venturini (Diário)
Na Travessa Antunes, a reclamação é quanto a buraqueira e os alagamentos que atrapalham a vida da comunidade

O Bairro Campestre do Menino Deus fica na região nordeste de Santa Maria. Próximo ao morro está localizada a Vila Pires. Algumas famílias moram no local e reclamam constantemente da buraqueira. A Travessa Santa Leal Pires de Arruda é de chão batido e, a cada dia de chuvarada, acumula ainda mais buracos. Além disso, A Travessa Antunes tem sérios alagamentos, que impedem os moradores de sair de casa. Os veículos também não conseguem passar no local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o alagamento na Travessa Antunes
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os alagamentos são devido a ocupação irregular do solo. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Fica bem complicado de passar. É muita água. Quem tem criança não sai de casa. E a cada chuvarada, os buracos ficam mais fundos ainda - reclama Agostinho Valdir Flores Aires, 67 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a demanda será enviada ao protocolo geral da pasta para ser inserida no cronograma de trabalho da equipe de manutenção.

Ele se aposentou como pedreiro e mora no bairro há cinco anos. Aires também denuncia a situação das paradas de ônibus da via principal do bairro, a Rua Vereador Antônio Dias.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

- Estão detonadas. Os tijolos do teto, qualquer dia, vão cair na cabeça da comunidade. É bem triste ver esse descaso - diz ele.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o estado das paradas de ônibus
O setor técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana irá vistoriar os abrigos para um futuro conserto. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Além das ruas em precárias condições por conta dos buracos, as paradas de ônibus estão deterioradas e algumas sem cobertura. Já os horários do transporte público, também não atendem às necessidades da comunidade e costumam atrasar bastante.

Além disso, a sinalização da Rua Vereador Antônio Dias está bem apagada.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de calçamento e sinalização na extensão da Rua Vereador Antônio Dias
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que o município realiza intervenção junto ao passeio público quando este oferece risco à trafegabilidade do contribuinte realizando a limpeza. A demanda será encaminhada à superintendência de fiscalização para que adote as medidas previstas em leis para a garantia 

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Outros moradores também reclamam do constante atraso dos ônibus no bairro.

- Eles (empresa) dizem que é pelo trânsito, pela buraqueira. Nunca sabemos o verdadeiro motivo. Ficamos muito tempo esperando. Se fôssemos a pé já poderíamos estar no local - diz um morador que pediu para não ser identificado.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os atrasos do transporte coletivo
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, a irregularidade deve ser informada à pasta para averiguação, com dia e horário da reclamação, por meio do número 156, da Ouvidoria da prefeitura. 

Lixo e buracos causam transtornos no Bairro Noal

Além disso, o córrego próximo a continuação da Rua José Pires de Arruda está com muito lixo acumulado e vegetação alta. Em dias de muita chuva, alaga as casa próximas. Muitos moradores levantaram as residências para evitar mais perdas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o alagamento do córrego na Rua José Pires de Arruda
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que os alagamentos são devido a ocupação irregular do solo, que não respeita o Código de Posturas do município. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o acúmulo de lixo no córrego
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a equipe da Coordenadoria fará vistoria para acrescentar o serviço no cronograma de limpezas.

Foto: Natália Venturini (Diário)
Encosta do córrego com acúmulo de sofás, madeiras e lixos domésticos
 

A saúde também não anda agradando a comunidade. Nas duas unidades de saúde do bairro, não tem pediatra. Uma moradora conta que, toda vez que precisa levar a filha de nove anos ao posto para consultar ou pegar a receita do remédio para asma, não encontra.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de pediatras no posto de saúde
Até o fechamento desta edição, o órgão municipal não havia retornado ao Diário. 

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

SEM ÁGUA

A mesma mulher mora há 45 anos no bairro e lembra que o maior problema está por vir: a falta de água durante o verão.

- A Corsan diz que não tem vazão para a água chegar até aqui. Às vezes, passamos mais de uma semana sem água. Tivemos que investir em poço artesiano para conseguirmos enfrentar os verões santa-marienses - diz ela.
O QUE DIZ A CORSAN
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Outra reclamação da vizinhança é em relação à falta de sinalização de trânsito e de placas com nomes de rua.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização e placas com nomes de ruas
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que a demanda será repassada ao Setor Técnico para a vistoria e inclusão do serviço no cronograma da pasta.

- É ruim porque quando as pessoas vêm aqui precisam ficar pedindo referências como: "onde é tal local?" As ruas estão sem sinalização de trânsito, não temos calçadas para chegar até o ponto de ônibus e, para piorar, a vegetação está alta. Parece que estamos abandonados - lamenta outra moradora que não quis ser identificada.

*Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros